5 Dicas para gerir um Projeto

1. Liderança

Essa habilidade envolve uma série de competências relacionadas ao modo como você se relaciona e inspira os outros membros da sua equipe.

O ato de liderar não se resume apenas a delegar funções, cobrar prazos ou realizar feedbacks. Ele se relaciona muito com a tomada de posição e decisão em momentos críticos.

Um bom líder precisa saber orientar seu time e assumir as responsabilidades de tudo que acontece. Por isso, saber acompanhar diversas tarefas ao mesmo momento é crucial.

2. Negociação

Independente da sua área de atuação, um bom gerente de projetos deve possuir muita experiência e um excelente nível de conhecimento técnico.

Não é à toa que gestores mais novos sejam minoria, já que para essa posição é preciso ter passado por muitas funções e conhecer os diferentes processos que envolvem um projeto.

Atualmente é possível tirar diversas certificações, que são muito valorizadas no mercado. São elas: A certificação CAPM (Certified Associate in Project Management), é indicada para iniciantes e a certificação PMP (Project Management Professional), para quem já tem experiência em gerir projetos e deseja se aprimorar.

Mas além de estudar e conhecer muito bem a teoria da gestão de projetos, o profissional precisa possuir um perfil certo para o cargo.

A negociação é fundamental em muitos cargos e funções. Na verdade, é um poder que faz diferença na vida de qualquer profissional.

Na gestão de projetos, saber negociar não diz respeito somente a orçamentos e preços mas também prazos, horas de trabalho, resolução de conflitos na equipe e com o cliente.

3. Controle do tempo

Um bom gestor de projetos sabe administrar não somente o próprio tempo, mas também o da sua equipe e estimar as horas necessárias para a realização de cada tarefa.

Saber o tempo gasto em um projeto é crucial para saber quanto custou o Projeto e quanto foi que lucrou.

Para ter uma noção mais clara de quanto tempo cada tarefa leva para ser executada, é importante que cada profissional calcule seu tempo através de ferramentas que possuam cronômetros. Uma ótima ferramenta é o Sistema DOit que foi desenvolvido especialmente para escritórios de Arquitetura.

4. Lidar com riscos

A realização de um projeto envolve assumir riscos. Eles podem ser altos ou baixos, mas todos exigem um alto nível de comprometimento do seu escritório.

Empecilhos podem acontecer: profissionais podem errar e o prazo de entrega pode precisar ser estendido.

Apesar de todo controle que você pode ter sobre um projeto, saber lidar com estresse e tensão é primordial.

No passado a gestão de contratos era atribuída ao departamento legal ou financeiro da empresa. Atualmente, essa tarefa está cada vez mais sendo delegada ao gestor do projeto.

Saber interpretar e elaborar contratos pode não ser uma habilidade trivial, mas que com certeza fará diferença no seu posicionamento dentro da empresa.

5. Comunicação

A comunicação clara e objetiva é uma das características mais importantes de um bom gestor de projetos.

Qualquer mal-entendido na transmissão de mensagens pode resultar em perda de tempo, ou pior: desperdício de dinheiro do seu cliente.

É imprescindível que um bom gestor de projetos saiba escrever bons emails e se expresse com assertividade, tanto para sua equipe quanto para seus clientes.

A ATA de reunião é extremamente importante para registro das informações e isso você consegue facilmente fazer no ​Sistema DOit​ com a vantagem também de disparar esta ATA via email para os participantes.