Beleza vs Sustentabilidade
Conheça 6 projetos sustentáveis pelo mundo

Com o passar dos anos o impacto ambiental vem sendo abordado cada vez mais em diversos nichos de negócios, isso porque a conservação dos recursos naturais tem se tornado mais necessária e o mundo está deslocando seu pensamento que antes era apenas no agora, para um pensamento levando em consideração o futuro do nosso planeta.

Assim, a sustentabilidade além de ser uma ótima escolha não apenas em relação a proteger o meio ambiente, também pode ser utilizada de forma inteligente com o intuito de reduzir custos, além não perder em nada para a beleza de casas não sustentáveis.

Abaixo iremos conhecer 6 exemplos de casas sustentáveis pelo mundo:

CASA 88° – Fazenda Boa Vista

Foto: Reprodução/Divulgação casa88graus Fonte casa88graus.com.br / sustentarqui.com.br

O primeiro projeto que iremos citar é a CASA 88°, realizado pelo escritório Atelier O´Reilly Architecture & Partners e autoria de Patrícia O´Reilly. A ideia do projeto é mostrar a viabilidade de uma casa sustentável em conjunto com a estética.

Com soluções inovadoras em todas as fases e em conjunto com as empresas Gaia Construtora, MADO Janelas & Portas e Rewood Madeira Laminada, a casa conta com filtragem e reutilização da água da chuva, materiais reciclados, produção de energia eólica, reaproveitamento de calor, ventilação cruzada, massa térmica e diversos outros recursos inteligentes.

O escritório pioneiro em arquitetura sustentável recebeu merecidamente o Prêmio Saint Gobain na modalidade Residencial no ano de 2015 e com muito orgulho podemos tê-lo como cliente DOit.

Casa Azul – Mato Grosso

Foto: Reprodução/divulgação personnalitearquitetura.com.br

O projeto acima que foi realizado pela Personalité Arquitetura é um perfeito exemplo de beleza vs sustentabilidade. A Casa Azul como foi batizada recebeu o Selo de Eficiência Energética do INMETRO.
A casa utiliza painéis solares, o que reduz muito o gasto dos moradores com as contas de energia, além de utilizar iluminação natural estrategicamente e ventilação cruzada para diminuir o uso de ar condicionado.

Passive House – Reino Unido

Foto: Reprodução/Divulgação Jan Piotrowicz/CASACOR Fonte casacor.abril.com.br

A casa acima foi projetada pelo arquiteto Colin Usher e fica localizada em Liverpool, demonstrando como pode ser aplicado o conceito de sustentabilidade 100% na prática contando com a utilização de recursos renováveis, como por exemplo a utilização de  painéis solares e o uso do concreto para retenção de calor.
O valor total gasto com energia é de aproximadamente 15 libras ao ano e o projeto ganhou o prêmio nacional de Melhor Edifício Doméstico Swig Awards na categoria Eficiência Energética.

Residência ML – Curitiba

Divulgação/Foto/Imagem: Alexandre Brasil / galeriadaarquitetura.com.br / Fonte: gazetadopovo.com.br

Essa casa, por sua vez, está localizada em Curitiba e atingiu ao nível Platina do selo Green Building Council Casa. Projetada pela Eloi Bastos Arquitetura e com a consultoria ambiental da Forte Soluções Ambientais o resultado desse projeto foi uma residência que produz muito mais energia do que consome sem abrir mão do conforto.
Diversas técnicas foram adotadas para tornar a Residência ML mais bem avaliada em sustentabilidade no país, algumas delas são a utilização de iluminação natural, janelas cruzadas, aquecimento por biomassa sem emissão de CO, energia renovável através de painéis fotovoltaicos e micro gerador eólico. O consumo de água também é inteligente e sustentável, toda água é filtrada através de um sistema ultravioleta e reaproveitada para irrigação e limpeza da casa.

Casa Container – Granja Viana

Foto: Divulgação/Plínio Dondon/Fonte: revistacasaejardim.globo.com/ sustentarqui.com.br

A utilização de container após sua vida útil no mar vem sendo aderida de diversas formas, como por exemplo banheiros e depósitos. A primeira casa utilizando containers foi realizada no Brasil pelo arquiteto Danilo Corbas em Cotia – SP, com o intuito de diminuir os impactos ambientais.

A casa conta com ventilação cruzada para não ser necessário o uso de ar condicionado, assim como um sistema que trata a água da chuva que cai no telhado e a torna reutilizável para irrigação.

O Arquiteto calcula uma economia de até 35% em relação a uma construção comum.

Astrid Hill – Singapura

Foto: Richard Bryant/Divulgação/CASACOR / Fonte: blog.construtoralaguna.com.br / casacor.abril.com.br

Este lindo projeto construído em Singapura, na Ásia pelo escritório Tsao-McKown teve como ideia trazer a descendência chinesa dos seus moradores para o design, junto com um dos temas mais importantes da nossa atualidade: preservação dos recursos naturais.
Com painéis solares, presença de muita vegetação para diminuir a quantidade de calor, repleta de janelas para luz natural além de um sistema de reaproveitamento da água da chuva, tudo isso sem tirar a beleza deste lindo projeto.

O conceito de casa sustentável que viria na mente de grande parte das pessoas seria uma casa feita com bambu e materiais semelhantes, mas como podemos concluir é possível criar um projeto usando vários tipos de materiais de acordo com o gosto do cliente e ter como resultado uma casa linda, confortável e amiga do nosso bem mais precioso: o nosso planeta.